Se você está procurando por uma companhia canina para alegrar seus dias, com certeza o shih tzu pode ser o cão ideal.
Essa raça é conhecida por seu carinho, apego ao dono e fofura. A aparência adorável dessa raça também o torna muito estiloso.
Além disso, é um cão de pequeno porte, perfeito para apartamentos, com um temperamento sociável e fácil adaptação.
Por isso, nós preparamos esse guia com mais informações sobre o shih tzu para você considerar essa raça antes de ter um novo pet.
Para facilitar a sua leitura, você pode pular para a sessão desejada clicando nos links do índice abaixo:
Conhecendo o shih tzu
Assim como o pug, o shih tzu é um cachorro perfeito para companhia. Ele é pequeno, carinhoso e com menos energia do que outras raças.
Inclusive, o cão shih tzu também vem de muito longe, ganhando corações com o passar dos anos.
De forma geral, essa raça existe para ser um companheiro de seu dono. Isso porque ele não é classificado como um cão de caça ou esportivo, por exemplo.
Como sua musculatura é menor e seu porte não cresce na vida adulta, esse cachorro se adaptou à vida doméstica, e, hoje, é sua principal função.
Os olhos arregalados e os pelos longos chamam a atenção de quem adora cães, e não é incomum ver fotos de shih tzus com enfeites depois do banho e da tosa.
Por isso, essa raça é perfeita para quem busca um companheiro mais tranquilo, fofo e carinhoso.
História do shih tzu
Historiadores e especialistas acreditam que existam documentos desde 600 antes de Cristo relatando a existência deste cãozinho.
No entanto, não é possível afirmar, com certeza, a idade dessa raça. Pinturas e documentos apontam o Tibet e o império bizantino como primeiros a possuir o cão shih tzu.
De qualquer forma, sabemos que foi na China que essa raça começou a se desenvolver. Durante a Dinastia Ming, os cães eram tratados com prioridade no palácio, por serem parte da corte.
Mas a Revolução Comunista chegou a quase extinguir o “pequeno leão”, que foi importado para a Inglaterra em meados de 1930, onde voltou a ser criado.
Atualmente, essa é uma das raças mais admiradas na América, especialmente no Brasil, depois da vinda dos colonizadores, que trouxeram esse animal consigo.
Características do shih tzu
As características físicas dessa raça são relativamente comuns em cachorros de pequeno porte, como os olhos saltados e o nariz achatado.
Mas o que chama mesmo a atenção nesta raça são seus pelos longos, que atribuem uma fofura a mais para o cão.
Além disso, ele também apresenta as seguintes características:
- Altura: pode chegar a 30 centímetros quando adulto;
- Peso: seu peso médio é de 10 kg quando grande;
- Expectativa de vida: sua expectativa é de, em média, 16 anos, sendo um dos cães de pequeno porte com maior expectativa;
- Porte: o shih tzu possui pouca estatura, o que o enquadra no pequeno porte;
- Pelagem: seus pelos são longos e cheios, crescendo particularmente no topo da cabeça, o que pode atrapalhar sua visão se não tosar frequentemente;
- Preço: um filhote pode chegar a custar R$4,5 mil, de acordo com pesquisas.
Temperamento do shih tzu
Como nós já falamos, essa raça é extremamente companheira e carinhosa. Essa é uma característica de cães de pequeno porte como o shih tzu, por exemplo.
Essa raça é tranquila e bastante versátil nas atividades do dia a dia. Desde brincar, até tirar um longo cochilo, eles costumam acompanhar o dono no que ele estiver fazendo.
Não gostam de ficar sozinhos, e se adaptam muito bem a vários ambientes. Além disso, não possuem o costume de latir, o que os torna ideais para apartamentos.
Por outro lado, essa raça pode ser bem teimosa quando quer. Por isso, é importante realizar um adestramento adequado, para evitar problemas quando adulto.
Mas o shih tzu é uma raça inteligente, e cheia de vigor quando filhote. Assim como outras raças de companhia, você precisará dar bastante atenção para eles durante o dia.
Principais cores da Raça
A shih tzu preta, no caso fêmea, é uma das cores principais dessa raça. Mas ela também é popular em tons de branco, caramelo e, principalmente, mesclado.
Isso porque o cruzamento costuma acontecer entre machos e fêmeas de tons diferentes, e raramente o shih tzu possui apenas uma cor.
Sua pelagem também pode variar a tonalidade, como marrom claro no topo e clareando conforme o comprimento do pelo.
Galeria de Fotos Shih Tzu
Convivência com o shih tzu
No quesito convivência, o shih tzu é uma das raças mais tranquilas.
Ele consegue se adaptar de maneira satisfatória em vários ambientes, desde que esteja junto com seu dono.
Também não costuma estranhar pessoas novas, como visitas. Basta se acostumar com o cheiro e identificar aquela pessoa como confiável.
Esse cãozinho adora passar um tempo com a família, brincando ou relaxando, o que é mais comum, por conta do seu porte físico pouco aeróbico.
No entanto, ele não dispensa uma atividade ao ar livre, inclusive é importante para garantir os exercícios diários de maneira leve e divertida.
O shih tzu também é uma ótima companhia para viagens de carro! São cachorros tranquilos, que não se mexem nem se assustam com o movimento.
Dessa forma, se você planeja uma viagem, não precisa se preocupar em deixar seu companheiro para trás.
Além disso, eles também podem se dar bem com outros animais de estimação, como cachorros e gatos.
Basta acostumar a presença de ambos, mas esse cão não apresenta sinais de ciúme, apesar de precisar de bastante atenção dos donos.
O shih tzu e as Crianças
A convivência dessa raça com as crianças é igualmente tranquila. Mesmo com os pequenos, que ainda não possuem muito controle, o shih tzu não se descontrola.
É difícil machucar ou irritar o cão shih tzu, mas é importante acostumá-lo com as crianças antes de deixá-los no mesmo ambiente.
Além disso, barulhos também não costumam incomodar a raça, e ele pode conviver normalmente com bebês e crianças, sem se estressar.
É claro, como todo cachorro, ele também possui um nível de sensibilidade, e pode ficar agressivo para se defender no caso de apertões muito fortes.
Por isso, é importante orientar as crianças para brincarem de maneira mais tranquila, e aproveitar a companhia desse cão tão leal.
Cuidados Específicos com a Saúde do seu shih tzu
Na questão da saúde, o shih tzu não possui muitas atenções. Basta visitar o veterinário em um período regular e fazer um check up para garantir que está tudo certo.
Ele não possui tendência para obesidade, e poucas chances de problemas de respiração, que existem por conta do nariz achatado. Seu pelo também diminui os riscos de problemas de pele.
No entanto, a higiene do shih tzu precisa seguir algumas indicações mais específicas.
É recomendável que essa raça tome um banho semanalmente, pois sua pelagem é grossa e longa. Além disso, é fundamental tosá-la periodicamente.
Os pelos longos na cabeça podem atrapalhar a visão e irritar os olhos do seu cão. Por isso, muitas pessoas optam por acessórios que prendam o pelo mais longo.
Outros cuidados de higiene e saúde, como unhas e dentes, não precisam de especificações, seguindo o indicado para qualquer raça.
Alimentação do shih tzu
Como outras raças, o cão shih tzu precisa de um acompanhamento veterinário, para crescer forte e ter todos os nutrientes que necessita.
Mas, de forma geral, ele pode consumir rações para cada fase da vida, e também alimentos de porte pequeno.
Adestramento do shih tzu
Como toda raça, o shih tzu filhote precisa de um adestramento para se acostumar com o ambiente e a nova família.
Mesmo que ele seja tranquilo quando adulto, quando menor sua energia pode ser vigorosa, o que leva a alguns hábitos ruins.
Além disso, essa raça é especialmente propensa a coprofagia, o hábito de comer o próprio cocô.
Isso acontece com muitos cães, e pode ser resolvido com treinamentos especiais.
De modo geral, o adestramento pode seguir as indicações comuns para cachorros pequenos, e quem sabe arriscar um ou dois truques simples.
Curiosidades do shih tzu
Por fim, que tal conhecer algumas curiosidades sobre o shih tzu para se apaixonar ainda mais por essa raça?
O nome do cão Shih Tzu vem do chinês, e curiosamente significa “pequeno leão”.
No entanto, essa grafia varia bastante na internet, e algumas das escritas incluem:
- chitson;
- cheetos;
- sitzu;
- shiatsu;
- xitsu;
- e muitas outras.
Além disso, existem diversas lendas citando essa raça na história chinesa.
Uma das principais é que os shih tzus agiam como protetores dos nobres, dormindo sob seus pés para atrair boa sorte.
Isso faz com que a raça seja particularmente famosa na região oriental.
Ainda, a pelagem desta raça pode ter até 19 combinações diferentes, entre cores distintas e variações na tonalidade.
Muitas pessoas costumavam confundir essa raça com o Lhasa Apso, por conta da semelhança na aparência.
Mas logo descobriram que eles são muito diferentes, inclusive o shih tzu é mais dócil, como apontou a revista Metrópole em uma matéria especial.
Veja também: Manual do Shih Tzu – O Guia Completo