Cachorro Pode Comer Pera de Forma Segura?

Aqui em casa o nosso golden retriever (Baita) tem uma paixão forte e verdadeira: frutas. Fiquei na dúvida semana passada sobre uma delas: Cachorro Pode Comer Pêra? Fui pesquisar e encontrei essas informações abaixo. De …

cachorro-pode-comer-pera

Aqui em casa o nosso golden retriever (Baita) tem uma paixão forte e verdadeira: frutas. Fiquei na dúvida semana passada sobre uma delas: Cachorro Pode Comer Pêra? Fui pesquisar e encontrei essas informações abaixo.

De forma geral, cachorro pode comer pera sem nenhum problema. A casca é rica em fibras e o fruto oferece uma ótima porção de vitaminas e minerais para o seu amigo de quatro patas. O único cuidado que você deve ter é o de sempre retirar as sementes, pois elas podem fazer mal ao seu cão e causar obstrução intestinal.

Também fui atrás de mais informações sobre qual é a porção ideal diária de peras que um cão pode comer, qual é a forma segura de oferecer pera ao seu cão e se ela tem alguma outra função além de apenas alimentar o nosso cachorro.

Se você se interessou sobre o tema, continue a leitura que eu vou repartir aqui tudo que encontrei sobre o assunto.

Cachorros podem comer pera de forma segura?

Já sabemos que cachorro pode comer pera, porém, existe uma forma mais segura de oferecer esse alimento?

A verdade é que parece que as peras em si não contêm nenhuma substância tóxica ou que possa trazer algum malefício aos cães.

A única parte da pera que você deve tomar cuidado na hora de oferecer ao seu animal é a semente.

Ela tem uma substância chamada amigdalina, que ao contato com as enzimas digestivas liberam o cianeto, substância altamente tóxica capaz de causar vômitos, diarreia, apatia e até óbito.

Por esse motivo, não ofereça uma pera inteira para o cão, independente do tamanho dele. As sementes devem ser sempre retiradas para que o seu cão possa comer pera com segurança.

cachorro-pode-comer-pera-2
Cachorro pode comer pera de forma segura?

Outra coisa que deve ser sempre considerada na hora de oferecer qualquer alimento é o tamanho da porção.

Aqui no site temos leitores que tem pequenos chihuahuas em casa e leitores que tem são bernardos gigantes, portanto, é sempre importante salientar que cada cão tem necessidades particulares.

Na hora de oferecer pera ao seu cão, opte sempre por um pedaço que ele consiga fazer uma mordida completa, para evitar sufocamentos e engasgos.

Sobre a quantidade ideal de consumo, não existe uma medida exata de quanto o seu cão pode comer de pera. Mas o ideal é que a quantidade de qualquer alimento ou ingrediente não ultrapasse 10% da alimentação total do dia.

Mesmo que a pera não contenha substâncias tóxicas nem uma grande quantidade de gordura na sua composição, ela tem uma concentração grande de açúcares e frutose. Em excesso esses açucares podem contribuir para o ganho rápido de peso resultando em obesidade e até diabetes.

Então em resumo, cachorros podem comer pera desde que as sementes sejam retiradas e que as frutas sejam oferecidas com moderação para não contribuir com o ganho excessivo de peso.

cachorro-pode-comer-pera-4
Cachorro pode comer pera?

Como posso oferecer pera de uma maneira divertida aos meus cães?

Quem disse que a alimentação do seu cão não pode ser divertido? Existe várias maneiras de oferecer pera ao seu cão, dentre elas algumas são muito mais divertidas do que outras.

Abaixo estão alguns exemplos de como você pode tornar esse momento o mais divertido possível e até ajudar na adaptação do seu amigo com essa fruta.

Pedaços Proporcionais

Já falamos sobre isso anteriormente, porém, nunca é demais ressaltar. Sempre ofereça pedaços proporcionais de pera ao seu cão.

Ao optar por fracionar esse ingrediente, você estará facilitando o consumo e tornando a experiência muito mais positiva.

Isso com certeza vai facilitar a adaptação e vai ser muito mais divertido.

Pera no Liquidificador

Uma outra forma muito legal de oferecer pera ao seu cão é processá-la no liquidificador com um pouco de água e congelar.

Esses cubinhos de pera com formato de alegria vão trazer uma experiência completamente diferente na hora do consumo e também podem ajudar a refrescar em dias quentes, principalmente cães que tem bastante pelo como Golden Retrievers, São Bernardos, Akitas e Terra Novas.

Como petisco nos treinamentos

Quer ter certeza que um cão vai gostar de algum alimento? Transforme a alimentação em brincadeira.

Nesse caso, o treinamento ajuda fazer o tempo passar, mantém o seu cão focado e faz ele criar uma relação divertida e positiva com a fruta.

Que tal no próximo treino, em vez de oferecer petiscos industrializados, oferecer uma boa dose de pera cortada em pedacinhos? É sucesso garantido!

Dentro de brinquedos de rechear

A pera pode também ser oferecida ao seu cão dentro de brinquedos de rechear, como os Kongs por exemplo. Como elas são frutas ricas em açúcar, dão um gostinho todo especial para a brincadeira e mantém o seu cão interessado pelo brinquedo por mais tempo.

Você também pode incluir outras frutas como a banana e a maçã, ou também pode balancear o recheio utilizando diferentes texturas. Inclua metade das frutas amassada e metade das frutas apenas cortada, isso vai estimular o seu cão de formas diferentes em todas as brincadeiras.

Agora que você já sabe como os cães podem comer pera de forma segura e quais as maneiras mais divertidas de oferecer essa fruta ao seu cão, está na hora de falarmos sobre os principais benefícios de incluir a pera no dia a dia do seu melhor amigo.

cachorro-pode-comer-pera-3
Cachorro pode comer pera de forma segura?

Quais os principais benefícios da pera na alimentação dos cães?

Além de nutrir e auxiliar na saúde, a pera também contém vários benefícios na sua composição que te ajudam a cuidar da saúde do seu cão. Vejamos abaixo quais são os principais deles.

Auxílio na Hidratação

A pera é uma ótima alternativa para cães que bebem pouca água. Ela contém 84% de água na sua composição, isso ajuda manter seu cão hidratado no dia a dia.

Cães que optam por uma alimentação mais natural (com a inclusão de mais frutas e carnes in natura) são mais hidratados e geralmente tem “o xixi mais clarinho”.

A pera não substitui a ingestão adequada de água que deve ser sempre estimulada, porém, pode ajudar caso o seu cão não tenha o hábito de se hidratar corretamente.

Ajudam na saúde cardiovascular

A pera tem uma concentração alta de fibras, principalmente na casca. O seu consumo ajuda a manter a saúde do coração em dia além de regular o hábito intestinal.

Além de prevenir doenças cardíacas, a pera também é capaz de controlar os níveis de colesterol e ajuda a reduzir a pressão arterial do seu cão.

Ajuda a proteger os olhos do seu cão

A pera contém muitas vitaminas que auxiliam na proteção do globo ocular do seu cão. Além disso ela ajuda a prevenir a degeneração macular, processo de degradação de uma pequena região no centro da retina que causa cegueira em cães idosos.

cachorro-pode-comer-pera-5
Cachorro pode comer pera?

Principais Vitaminas e Minerais presentes na Pera

Já vimos que a pera auxilia em muitas coisas e pode se tornar um superalimento para o seu cão. Mas afinal quais são as principais vitaminas que ela contém? Vamos a elas:

  • Magnésio
  • Ferro
  • Iodo
  • Potássio
  • Cálcio
  • Betacaroteno
  • Vitamina C
  • Complexo B (Vitamina B1, B2, B3, B6 e B9)

Conclusão: Cachorro pode comer pera?

Sim, cachorros podem comer pera sem nenhum problema desde que sejam retiradas as sementes e oferecidas em porções que sejam adequadas ao seu cão.

Você deve evitar oferecer peras em excesso pois ela é rica em açucares o que pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade e da diebetes.

As maneiras mais divertidas e adequadas de oferecer pera ao seu cão é fracionada em porções ideais, liquidificada com água, congelada e em brinquedos recheados.

A pera ajuda na saúde do seu cão prevenindo problemas nos olhos, auxiliando a saúde cardiovascular e o processo de hidratação.

As peras são ricas em minerais como o Magnésio, o Ferro, o Iodo, o Potássio e o Cálcio, assim como são ricas em betacaroteno e em vitaminas como a Vitamina C, Riboflavina, Folato, Tiamina, a Niacina e a Piridoxina.

Pode dar pera para o seu cão sem medo!

Esse artigo foi útil? Conta pra mim nos comentários se o seu cão gostou da experiência!

Até o próximo!

Deixe um comentário