Cão com olhos vermelhos: Saiba o que fazer

Recentemente, você notou que você tem um cão com olhos vermelhos? Isso não é normal. Isso pode ser tanto um sinal de irritação leve quanto de um sério problema ocular que pode até levar à …

cao-com-olhos-vermelhos-1

Recentemente, você notou que você tem um cão com olhos vermelhos? Isso não é normal. Isso pode ser tanto um sinal de irritação leve quanto de um sério problema ocular que pode até levar à cegueira.

O aparecimento de vermelhidão nos olhos do seu cão geralmente significa a presença de inflamação. Esta reação de defesa é geralmente o resultado de um ataque ao olho por um elemento externo ao corpo (corpo estranho, bactéria, vírus, etc.), ou interno (cílio encravado).

Vermelhidão dos olhos, ou de um único olho, também pode ser acompanhada por outros sinais, que afetam os olhos e seus apêndices (inchaço das pálpebras, lacrimejamento, secreção purulenta, dificuldade em abrir os olhos, presença de um “véu” no olho, dor), ou mais: febre, espirros, coriza, etc.

cao-com-olhos-vermelhos
Ficar sempre de olho nos sinais do seu cão ajuda a saber o que fazer na hora do problema. (Foto: Reprodução)

QUAIS SÃO AS CAUSAS COMUNS PARA O CÃO COM OLHOS VERMELHOS?

DISTÚRBIOS DA PÁLPEBRA

As pálpebras podem ser locais de inflamação (blefarite), mas também de mal posicionamentos, como entrópio (a pálpebra rola para dentro e os cílios esfregam contra a córnea) ou ectrópio (a pálpebra é evertida para fora, revelando a conjuntiva que é então exposta).

A correção dessas más posições é feita através de cirúrgica.

DISTÚRBIOS DA GLÂNDULA LACRIMAL

As glândulas lacrimais secretam lágrimas que hidratam e lubrificam a córnea, protegendo-a também das agressões externas.

As lágrimas então fluem através dos dutos lacrimais, que podem ser bloqueados por predisposição morfológica (raças de nariz curto, braquicefálicos como os persas) ou como resultado de um corpo estranho.

No canto interno do olho está uma glândula lacrimal acessória (glândula de Harder), que às vezes pode se deslocar e se projetar (uma pequena massa “vermelho cereja” de 1 a 2 cm), exigindo correção cirúrgica.

DISTÚRBIOS DA CONJUNTIVA

A conjuntivite é a doença ocular mais frequentemente responsável pelo sintoma de “olhos vermelhos”.

A conjuntivite é uma congestão da membrana fina que une a córnea à borda interna das pálpebras (inchaço, vermelhidão). As causas mais comuns de conjuntivite são alergias ou causas mecânicas (irritação por cílios, poeira, areia, corpos estranhos como espiguetas).

Na maioria das vezes, a aplicação de colírios anti-inflamatórios, associados ou não a um antibiótico tópico, possibilita o tratamento da conjuntivite (após retirada do corpo estranho se necessário).

A conjuntivite também pode ser infecciosa ou mesmo parasitária.

DISTÚRBIOS DA CÓRNEA

A córnea, a parte externa transparente do olho, pode ser o local de várias inflamações (ceratite), resultando em um olho vermelho.

Essas ceratites são de origem traumática ou infecciosa, ou estão ligadas a secreções lacrimais insuficientes (ceratoconjuntivite seca).

Se a superfície da córnea for afetada, isso é chamado de úlcera da córnea, que pode ser mais ou menos profunda e, às vezes, resulta em uma perfuração da córnea.

As úlceras são em 90% dos casos de origem traumática. Se uma úlcera se torna crônica, a córnea fica turva e pode ser invadida por vasos sanguíneos que a tornam avermelhada.

Ceratite, e especialmente úlceras de córnea, devem ser levadas a sério.

UVEÍTE

É uma inflamação da túnica vascular do globo ocular, que causa vermelhidão, mas também dor e miose (estreitamento da pupila).

GLAUCOMA

O glaucoma é uma patologia ocular complexa que resulta em aumento da pressão ocular. Causa dor intensa, dilatação da pupila e vermelhidão característica dos olhos, com vasos inchados e muito visíveis.

É uma doença grave que requer consulta urgente e tratamento adequado, sob pena de levar à cegueira.

Após um trauma violento, glaucoma ou uveíte anterior, o deslocamento do cristalino causa dor e vermelhidão.

E SE MEU CÃO ESTIVER COM OLHOS VERMELHOS?

Um olho vermelho ou olhos são acima de tudo um sinal de alerta que deve levar a consultar um veterinário o mais rápido possível. As complicações de um olho vermelho que não seja tratado a tempo podem ter consequências graves para a visão do animal ou para a sua saúde geral.

Nunca use colírios para humanos ou animais prescritos para doenças anteriores. Em alguns casos, como uma úlcera de córnea, colírios inadequados podem piorar a situação!

A única coisa a fazer durante a espera pela consulta é enxaguar o olho inflamado com uma solução de limpeza para os olhos especialmente formulada para animais e uma compressa de gaze esterilizada.

Lembre-se de verificar, no entanto, se a solução não está fora do prazo de validade!

Leia também: O que fazer quando o cão não quer comer?

CÃO COM OLHOS VERMELHOS: O QUE FAZER?

A maioria dos donos de cães não se preocupa mais do que isso quando percebe que seus olhos estão vermelhos. Eles dizem a si mesmos que provavelmente é apenas uma irritação passageira.

Na realidade, apenas um veterinário pode decidir se esse é um problema sério ou não. Sem contar que ele possui o equipamento oftalmológico necessário para fazer um diagnóstico.

Ele pode até fazer uma anestesia local, ou seja, direcionada a uma parte do corpo, graças à instilação de colírios no olho. Desta forma, ele pode explorar o olho com mais profundidade para fazer um diagnóstico preciso.

Portanto, é fundamental levar seu cão ao veterinário, assim que a vermelhidão nos olhos persistir por mais de 24 horas. Ou se for acompanhado de outros sintomas.

O objetivo? Ser capaz de tratar a condição imediatamente e evitar que ela piore. Na verdade, os olhos são uma das partes mais frágeis do corpo dos cães…

E, ao contrário da crença popular, tentar tratar seu cão sozinho é fortemente desencorajado. Na verdade, nunca use colírios se não tiver sido especificamente prescrito pelo seu veterinário.

Isso só poderia piorar as coisas. A única coisa que você pode fazer é limpar seus olhos instilando gotas de soro fisiológico. Se um cílio ou uma pequena erva ficar presa, ela pode ser capaz de removê-la.

AÇÕES DE PREVENÇÃO A SEREM ADOTADAS PARA EVITAR CÃO COM OLHOS VERMELHOS

Para evitar que seu cão tenha um problema de visão, existem várias medidas preventivas:

Limpe regularmente o canto dos olhos

E sempre de dentro para fora. Na verdade, as pequenas crostas que se formam após a secreção dos olhos são verdadeiros ninhos de bactérias. No entanto, essas bactérias não devem entrar em contato com os olhos.

Corte os cabelos que caem na frente dos olhos deles

A visão do seu cão deve estar completamente clara.

Não o deixe enfiar a cabeça para fora da janela do carro

Embora isso o divirta muito, na verdade é um péssimo hábito para os olhos. Na verdade, este gesto aparentemente inofensivo é uma das principais causas de lesões oculares e olhos secos em cães.

Se você tem um cão com olhos vermelhos, fique atento a essas dicas básicas de cuidado. Caso o problema persista, consulte um veterinário assim que possível.

1 comentário em “Cão com olhos vermelhos: Saiba o que fazer”

Deixe um comentário