Afinal, Cachorro Pode Comer Alface?

No meio de um jantar tive a ideia de dar folhas para ver se o meu cachorro (Baita) gostava. Foi aí que bateu a dúvida: Será que Cachorro pode Comer Alface? Fiz uma pesquisa aprofundada …

cachorro-pode-comer-alface-capa

No meio de um jantar tive a ideia de dar folhas para ver se o meu cachorro (Baita) gostava. Foi aí que bateu a dúvida: Será que Cachorro pode Comer Alface? Fiz uma pesquisa aprofundada na internet e o que eu encontrei está no artigo abaixo.

Cachorro pode comer alface sem problemas. Essa verdura é rica em vitaminas e minerais e não tem nenhuma contra-indicação para cães, podendo ser incluída na dieta sempre de forma crua e sem temperos.

Para saber mais sobre como incluir esse vegetal na alimentação diária do seu cão continue a leitura.

cachorro-pode-comer-salada-1
Cachorro pode comer alface? (Foto: Reprodução)

A escolha por uma dieta saudável para o seu cão

Verduras, legumes e frutas, são base de uma alimentação saudável  e equilibrada para muitas pessoas, porém, o que muita gente não sabe, é que essa alimentação saudável também se encaixa nas dietas dos cachorros.

Seja comendo legumes, verduras ou até frutas. Se tem um desses componentes que são muito bem consumidos pelos cães de todas as raças, é a alface.

O que muita gente não sabe é que cachorro pode comer alface sim! Cães muitas vezes adoram consumir verduras, e a alface geralmente tem ótima aceitação canina.

Algumas pessoas não sabem  que essa hortaliça não é de consumo exclusivo de sanduíches. Os cães também podem e precisam ter hábitos saudáveis, incluir a alface no dia a dia é uma bela opção.

Quando o tutor de um cachorro, oferece alface ao invés de alimentos gordurosos, industrializados, petiscos cheios de corantes, isso se torna um hábito extremamente saudável.

Uma alimentação natural, pode melhorar muito a saúde do cão, aumentando a expectativa de vida em muitas vezes. A alface também gera um enriquecimento ambiental na hora da alimentação pois é um alimento com textura diferente do normal e que exige concentração na hora de comer.

Cães que comem alface aumentam sua expectativa de vida, melhorando o funcionamento do organismo, aumentando sua imunidade, tratando e principalmente prevenindo doenças futuras.

Sem contar que pode ser uma grande aliada dos cães que estão acima do peso.

Cachorro Pode Comer Alface? Conheça os Benefícios

Em toda alimentação, é importante os tutores se informarem sobre todas as informações possíveis antes de oferecer algum alimento ao seu cão, no caso da alface não é diferente. Inclusive existem muitos motivos positivos para que os cachorros comam alface em sua alimentação diária.

Abaixo, observe os benefícios que a alface pode proporcionar na vida do seu cão:

  • A alface é rica em água, o que pode gerar melhoria na saúde dos rins do seu cão, inclusive na qualidade de secreções e de urina, eliminando possíveis toxinas do organismo. Sem contar que pode deixar seu cão mais hidratado em dias quentes.
  • Por conter fibras, as alfaces são grandes aliadas da flora intestinal, melhorando o funcionamento digestivo, muitas das vezes até sendo usada para tratamento de prisão de ventre nos caninos.
  • Aumenta o sistema imunológico, isto é, devido aos seus minerais e vitaminas, o organismo fica mais forte melhorando os mecanismos de defesa do animal, ajudando na prevenção de doenças como resfriado e gripe.
  • Essas hortaliças são responsáveis até para regular a pressão arterial dos cachorros. A folha contém muito potássio, mineral que age contra o sódio do sangue, melhorando o fluxo sanguíneo. O potássio, que é encontrado em grande quantidade na alface, a torna um alimento extremamente saudável.

Cuidados que você deve se tomar ao dar alface para o seu cachorro

A alface, por ser um alimento de estrutura simples, não possui muitas contra-indicacões nem exige que o tutor tenha um cuidado específico na hora de incluí-la na dieta. Porém, independente de qualquer coisa, você deve se atentar aos cuidados básicos:

  • Preste sempre atenção a estrutura da alface. Se ela estiver mucha ou com uma cor verde escura evite;
  • Lave sempre bem as folhas de alface, porque pode haver pequenas lagartas ainda grudadas nelas;
  • O organismo dos cachorros é onívoro como o dos humanos, porém como seu sistema digestivo é menos complexo, alguns alimentos podem ser mais agressivos aos cães. Se notar que seu cão não reagiu muito bem alface, procure um veterinário ou apenas evite;
  • A alface pode ser disponibilizada para servir de enriquecimento ambiental. Apenas tenha em mente que a maioria dos cães nesse caso vai adorar o fato de poder destruir a alface e vai deixar a maioria dela no chão ao final da brincadeira (rsrs).
cachorro-pode-comer-alface-capa
Cachorro pode comer alface? (Foto: Reprodução)

Informações Extra Sobre a Alface

Em todos os lugares do mundo, é possível encontrar diversos tipos de alface, aqui no Brasil,  é comum encontrar essa verdura em todas as casas brasileiras, não apenas por ser um alimento extremamente saudável, mas em que pode se inserir em diversos tipos de pratos, saladas e lanches diferentes, entre outros.

A alface é originária do leste do mediterrâneo, introduzida no Brasil pelos portugueses no séc XVI.

Essas hortaliças são cultivadas onde o clima é temperado, até os 25 °C, porém é encontrado em alguns lugares, é cultivada durante o ano todo.

Dependendo do tipo da alface e suas sementes, locais com altas temperaturas e muita luminosidade, provocam o florescimento rápido das folhas, isso acontece em regiões mais quentes ou no verão.

A alface tem uma forma simples de ser consumida, só precisam de higienização e já estão prontas para consumo.

Ela por si só, é rica em vitaminas (inclusive as do complexo B) minerais como fósforo, ferro, cobre, enxofre, cálcio, entre outros. Umas das grandes vantagens dessa verdura, é a quantidade baixíssima de calorias.

Deixe um comentário