Cachorro pode comer arroz? Todos os Dias? [2021]

Sempre servi o resto de arroz para o meu cachorro (Baita) até que descobri o quão prejudicial para ele isso pode ser. Fui pesquisar se cachorro pode comer arroz e nesse artigo está tudo o …

cachorro-pode-comer-arroz-capa-880

Sempre servi o resto de arroz para o meu cachorro (Baita) até que descobri o quão prejudicial para ele isso pode ser. Fui pesquisar se cachorro pode comer arroz e nesse artigo está tudo o que eu encontrei sobre o assunto.

Cachorro pode comer arroz sem problemas, desde que ele seja preparado sem nenhuma gordura, sal, cebola, alho ou tempero industrializado. Ervas como o orégano e o alecrim podem ser utilizadas na preparação pois são seguras aos cães e adicionam sabor ao arroz.

Existem alguns macetes para escolher o melhor tipo de arroz, assim como na hora do preparo e na forma de oferecer esse grão ao seu cão.

Se você continuar interessado sobre o assunto, pode seguir a leitura do artigo que falaremos sobre tudo isso.

Você pode utilizar o índice interativo abaixo para ir diretamente a algum tópico que se interesse mais. Basta clicar nos links abaixo:

Quais os benefícios de oferecer arroz para o seu cachorro

Existem diversos benefícios em incluir o arroz na dieta do seu cão. Esse grão proporciona um carboidrato limpo, com baixos índices de gordura e uma excelente fonte de energia.

Os principais benefícios de oferecer arroz ao seu cão são:

  • Fortalece os ossos. O arroz contém cálcio, vitamina D e fósforo, que auxiliam muito na saúde óssea do seu cão;
  • Contém antioxidantes, que combatem a disfunção cognitiva e protegem contra doenças;
  • Otimiza a função gastrointestinal. Sua ação probiótica ajuda na proliferação das boas bactérias no intestino, regulando a função intestinal;
  • É uma ótima fonte de energia “limpa”, pois tem índices baixos de gordura, nenhum colesterol e alto índice glicêmico (arroz branco);
  • Ajuda a otimizar função cardiovascular e o metabolismo, o arroz contém vitamina D, B6 e B1 que auxilia diretamente na saúde do coração canino;
cachorro-pode-comer-arroz
Cachorro pode comer arroz? SIM!

Arroz é muito bom para os cães, assim como para os humanos, esse ingrediente pode ajudar muito no dia a dia alimentar pela praticidade e funcionalidade.

Estamos falando de um ingrediente que tem mais de 5,000 anos de cultivo, isso significa que muita gente explora e utiliza o seu potencial positivo na alimentação todos os dias.

Existem mais de 40,000 espécies de arroz, porém a maioria delas está dividida em dois grandes grupos: arroz branco e arroz integral. Falaremos dos dois tipos mais além aqui no artigo.

Enquanto isso, vamos falar sobre as melhores formas de oferecer arroz ao seu cão, isso pode fazer toda a diferença na hora dele aceitar (e se apaixonar) por esse alimento.

Qual é a melhor forma de oferecer arroz ao seu cão?

Cães geralmente não tem muito problema em aceitar novas comidas (como os gatos por exemplo). O arroz geralmente é bem aceito, porém, você deve levar algumas coisas em consideração antes de ir direto para uma tigela cheia dele.

As melhores formas de oferecer arroz ao seu cachorro são:

De forma progressiva, frio e misturado

A maneira mais fácil de fazer com que um cão goste de um alimento é oferece-lo progressivamente na dieta.

Vá incluindo o arroz aos poucos e de preferência misturando com a comida que o seu cão já come (e gosta). Evite servir o arroz logo após a preparação pois o vapor pode acabar terminando em queimaduras o que fará com que o seu cão fique alguns dias sem comer ou comendo mal.

Em brinquedos de rechear, junto com petiscos, ração ou frutas

Utilizar brinquedos de rechear como o Kong, vão fazer com que a experiência do seu cão com o arroz seja muito mais divertida.

Caso você já utilize esse tipo de brinquedo, o seu cão vai estar acostumado com peças mais grandes de comida, pedaços de fruta ou algo mais pastoso. Incluir um arroz ali vai trazer um desafio a mais e tornar tudo muito mais divertido.

Dê preferência por alimentos mais secos caso você queira que o desafio aumente (como maçãs ou ração por exemplo), se quiser facilitar, pode oferecer com uma banana amassada.

cachorro-pode-comer-arroz-todos-os-dias
Cachorro pode comer arroz todos os dias?

Cachorro pode comer arroz todos os dias?

Sim, cães podem comer arroz todos os dias desde que você respeite o processo de preparo e as porções para cada raça. Por mais inofensivo que seja, o arroz contém sim um potencial negativo caso seja incluído na dieta de forma errada ou não segura. Assim como qualquer alimento você deve prestar muita atenção na hora de compor a dieta do seu cão.

Quanto arroz um cachorro pode comer por dia?

De forma genérica, cães grandes podem comer 1/3 de xícara e cães menores podem comer até duas colheres de sopa de arroz todo os dias. Porém, caso você queira saber exatamente o fracionamento desse alimento, recomendamos que você consulte um veterinário.

cachorro-pode-comer-arroz-integral
Cachorro pode comer arroz integral?

Cachorro pode comer arroz integral?

Sim, cachorro pode comer arroz integral sem maiores problemas, ele não é tóxico para caninos. Porém você deve levar em consideração que esse tipo de arroz, apesar de conter mais vitaminas e minerais, contém também mais fibras e pode atrasar o trânsito intestinal do seu cão

O ideal é que você intercale entre os dois durante a semana. O arroz branco tem um índice glicêmico maior, isso significa que é mais facilmente digerido pelo organismo. Já o arroz integral é mais saudável porém para cães que sofrem com constipação e/ou bebem pouca água, pode ser um entrave a mais.

cachorro-pode-comer-arroz-e-feijao
Cachorro pode comer arroz e feijão?

Cachorro pode comer arroz e feijão?

Sim, cachorros podem comer arroz e feijão desde que os dois sejam preparados exclusivamente para eles sem gorduras, sal, temperos industrializados, cebola, alho ou folhas de louro. Essa combinação é super saudável para os cães assim como é para nós humanos.

Aqui vale a mesma regra que falamos diversas vezes no artigo, o preparo precisa ser sem nada industrializado, apenas o grão.

Seu cão pode se beneficiar muito dessa mistura, porém, lembre-se que ela acaba se tornando bem calórica e é preciso levar isso em consideração na hora de montar as porções para evitar o sobrepeso.

Alguns cães podem ter problemas com gases ao incluir o feijão na dieta. Fique de olho e procure um veterinário caso isso aconteça. Não se preocupe, você vai perceber!

O que eu devo evitar ao oferecer arroz para o meu cão?

Até agora falamos apenas dos benefícios do arroz e de como incluí-lo na dieta do seu cão. Porém, para fazer isso de forma segura, falaremos abaixo sobre o que você deve evitar ao oferecer arroz para o seu cão.

  • Utilizar gordura, sal ou temperos industrializados na preparação. Utilizar gordura na preparação pode acarretar em problemas digestivos pois os cães não digerem gordura tão facilmente como nós. Temperos industrializados podem conter aromatizantes e conservantes tóxicos;
  • Temperar o arroz com alho e cebola. Alho e Cebola são dois componentes extremamente tóxicos para cães. Ambos contém tiossulfato que pode causar um caso grave de anemia e gastroenterite neles;
  • Utilizar o arroz como substituição alimentar. O arroz, por mais saudável e gostoso que seja não deve ser utilizado como substitutivo de uma alimentação balanceada pois não contém proteínas e outras substâncias fundamentais para a saúde dos cães;
  • Oferecer o resto de arroz da mesa para o seu cão. Alguns de nós tem a mania de dividir com o seu cão o que está comendo porque acha que não deve haver diferença entre cão e humano. Porém isso é muito prejudicial porque esse alimentos são produzidos para agradar o nosso paladar e podem conter elementos tóxicos ou não indicados para eles.

A intenção pode até ser boa, porém, ao dividir a sua comida com o seu cão você estará prejudicando ele em vez de ajudar. Um ato de amor é sim gastar um tempo para cozinhar algo exclusivo para ele, para que esse alimento possa suprir as necessidades exclusivas dele.

E se o meu cão for alérgico a arroz?

Alguns cães podem ser alérgicos a arroz, isso não é muito comum mas pode acontecer. Caso o seu cão seja alérgico (e você não saiba), após comer o arroz ele deve apresentar sintomas como:

  • Vômito;
  • Perda de pelo e erupções de pele;
  • Patas inflamadas ou ficar lambendo a pata o tempo todo;
  • Pele seca ou com rachaduras.

Se você acredita que o seu cão pode ser alergia ou apresentar algum desses sintomas após comer arroz, procure um veterinário assim que possível para ter um diagnóstico profissional.

cachorro-pode-comer-arroz-jasmin
Cachorro pode comer arroz jasmim?

Cachorro pode comer arroz jasmim?

Sim, cachorro pode comer arroz jasmim sem nenhum problema. Ele é um primo bem próximo do arroz branco e não é tóxico para caninos desde que preparado sem temperos industrializados, sal, gordura ou alho e cebola.

O arroz jasmim é um arroz processado, isso é, tem sua casca e farelo retirados durante o processo. A cada 1/3 de xícara (50g) de arroz jasmim você deve esperar encontrar aproximadamente 4g de proteína, 38g de carboidratos, 180 calorias, 1,5g de gordura, 2g de fibra, além de vitamina B1, B3, ferro, cálcio e potássio.

Conclusão: Afinal, cachorro pode comer arroz?

Cachorros podem comer arroz branco ou integral sem problema desde ele seja preparado sem temperos industrializados, gorduras, sal, cebola ou alho.

O arroz fortalece os ossos, contém antioxidantes, otimiza a função gastrointestinal e auxilia na saúde cardiovascular e no metabolismo.

Voce deve optar por eferecer arroz ao seu cão de forma fria e progressiva, um brinquedo recheado, como o Kong por exemplo, pode ajudar na adaptação fazendo com que a experiência seja mais divertida.

Cachorros podem comer arroz todos os dias desde que seja respeitada a porção ideal para cada raça e peso.

Cachorro pode comer arroz e feijão sem problema, desde que ambos sejam preparados sem temperos, gorduras, sal, alho, cebola e louro e sejam respeitadas as porções pois com o acréscimo do feijão a alimentação se torna bem mais calórica. Alguns cães podem ter problemas com gases ao incluir o feijão, fique atento quanto a isso.

Evite oferecer os restos de arroz da sua mesa para o cão, alimentos preparados para humanos são feitos pensando no nosso paladar e isso pode resultar no uso de ingredientes tóxicos ou não indicados para eles.

Ficou alguma dúvida sobre a relação de arroz e cães? Podemos ajudar com mais alguma coisa? Escreva pra gente nos comentários.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário