Pug [GUIA DE RAÇAS 2021]

Com os olhos arregalados e o corpo achatado, o pug conquista o carinho e vontade de abraçar de qualquer pessoa. Essa é uma raça antiga, que surgiu na China, e, trazida ao Ocidente, ganhou espaço …

pug-1

Com os olhos arregalados e o corpo achatado, o pug conquista o carinho e vontade de abraçar de qualquer pessoa.

Essa é uma raça antiga, que surgiu na China, e, trazida ao Ocidente, ganhou espaço no coração dos donos de cães.

Se você está procurando um amigo canino fiel, companheiro e apegado, esse pode ser o companheiro ideal para você. Mas é importante conhecer bem essa raça, para estar preparado para criá-la do jeito certo!

Por isso, preparamos um guia especial sobre o bulldog pug com tudo que você precisa saber sobre esse cachorrinho carismático.

Conhecendo o Pug

bulldog pug
O pug ganhou o coração dos brasileiros. (Foto: Reprodução)

O bulldog pug, a raça como conhecemos hoje, é um cão de pequeno porte conhecido por ser ideal para companhia.

Eles adoram andar no colo, ficar junto do dono e podem ser um pouco carentes.

Com pouca energia para gastar, essa raça prefere ficar no conforto de casa, mas também precisa de algumas horas de brincadeira para se exercitar.

Eles não costumam crescer muito, e seu tamanho reduzido, junto com suas outras características fofinhas, tornam essa raça uma das preferidas para paparicar e enfeitar.

Geralmente, são muito calmos, mas é importante ficar atento para não irritá-los ao fazer carinho do jeito errado.

Essa raça já viajou o mundo antes de vir parar na América, onde deu origem a vários tipos de pug.

Atualmente, ele é um dos mais populares, mas também possui outros parentes na família canina.

História do Pug

A história do desse dog é bastante interessante. Acredita-se que essa raça surgiu da China, mais especificamente à Dinastia Han, antes mesmo dos cristãos.

Esses cachorros viviam junto dos imperadores, e até possuíam guarda real, tamanha sua importância. Havia três principais raças de focinho pequeno: o Lion dog, hoje conhecido como spaniel, o pequinês, e o Lo-sze, nosso bulldog pug.

No entanto, quando o império começou a abrir as portas para o comércio, viajantes holandeses se encantaram pela raça, e foram apresentá-la para o mundo.

Primeiro na Holanda, e, em seguida, por toda a Europa. Em meados de 1800, essa era uma das raças mais importantes para a monarquia inglesa.

Por fim, durante as expedições de colonização, ele chegou a América, onde ganhou o coração de amantes de cachorros e permaneceu até os dias de hoje.

bulldog pug
Apesar do nome e da aparência, o Pug na verdade é Chinês! (Foto: Reprodução)

Características do pug

As características do desse cachorro são bastante marcantes. Eles possuem olhos expressivos e arregalados, cabeça arredondada e muitas rugas espalhadas por seu corpo.

Sua estrutura é mais quadrada e robusta. Apesar da aparência, sua cabeça e seu corpo são proporcionais para deixá-lo equilibrado.

Enquanto isso, outras características básicas dessa raça também incluem:

  • Altura: a média é de apenas 30 centímetros para um cão adulto;
  • Peso: seu peso é de 10 kg quando grande, mas essa raça pode engordar com facilidade;
  • Expectativa de vida: sua expectativa é de, em média, 13 anos;
  • Porte: considerado uma raça de pequeno porte;
  • Pelagem: seus pelos são curtos e ralos, sem necessidade de poda, mas é importante escovar com frequência;
  • Preço: um filhote de pode chegar a custar entre R$1 mil e R$7 mil, sendo uma das raças mais valorizadas.

Temperamento do pug

bulldog pug
Cachorro ideal para quem procura um companheiro fiel. (Foto: Reprodução)

Amantes de cachorro que procuram um companheiro fiel podem encontrar a alegria adotando um bulldog pug em suas vidas.

Essa raça é extremamente leal, amorosa e dócil. Não à toa, eram chamados de cães de companhia oficiais nos palácios do imperador.

Eles adoram carinho, andar no colo e ficar junto na cama, por exemplo. No entanto, esse apego pode ser até prejudicial para o dog, pois ele pode desenvolver ansiedade ao ficar afastado do dono.

Também são cães de pouca energia, e, apesar de aguentarem bem as brincadeiras, é mais comum encontrá-los deitados no chão.

Os pugs em geral não se estressam com facilidade, mas é importante tomar cuidado para não feri-los nos olhos e na cauda, lugares mais sensíveis.

Além disso, ele se dá bem com outros animais, inclusive gatos. Essa é uma raça sociável, e pouco ciumenta, apesar de amar estar com o dono e precisar de muita atenção diária.

Principais cores do pug

Oficialmente, o guia de raças reconhece duas cores: o preto e tonalidades de abricó, um bege que pode ir do claro até o queimado.

Extraoficialmente, também é possível encontrar esses cachorros brancos e chocolates, mas as orelhas e o rabinho precisam ser pretos.

O bulldog pug preto costuma ser o mais popular, mas os tigrados e albinos também fazem sucesso, por serem diferentes e exóticos.

Veja também: 40 alimentos que podem matar seu cachorro.

Convivência com o pug

bulldog pug
(Foto: Reprodução)

O pug é uma raça de fácil convivência. Ele não costuma latir muito, sendo ideal para morar em apartamentos e condomínios, por exemplo.

Inclusive, essa raça mal late. Na verdade, ela emite um barulho semelhante ao latido, com um rosnado baixo, seu som característico.

Além disso, é de fácil adaptação a novos ambientes, mas precisa de tempo para não estranhar o lugar.

Dessa forma, pode passar por mudanças sem sofrer muito. É dócil com pessoas estranhas, e bastante sociável, por conta de seu temperamento apegado e carente.

Os filhotes costumam ser energéticos e brincar mais com chinelos e objetos deixados pelo chão, mas na idade adulta não costumam dar trabalho.

O pug e as crianças

bulldog pug
Faça uma adaptação com as crianças antes de deixá-los livres com o seu bulldog pug. (Foto: Reprodução)

Um dos pontos que requerem atenção antes de ter um cachorro é sua adaptação com crianças.

No entanto, o pug não tem essa dificuldade. Por ser um cão de companhia, se dá bem com os pequenos, especialmente para brincar.

Mas é importante acostumá-los um ao outro, e também é indicado esperar até que a criança esteja um pouco maior.

Isso porque o aspecto fofo desse dog pode provocar vontade de abraçar e apertar, mas essa raça é mais sensível, e pode se irritar com um toque mais brusco ou que machuca.

Cuidados específicos com a saúde do seu pug

Os cuidados específicos com a saúde do pug é um assunto importante para donos dessa raça.

Isso porque essa é uma raça com síndrome braquiocefálica, ou seja, possui o focinho achatado. É essa característica que causa seus roncos e latidos tão únicos.

No entanto, isso também pode levar a problemas respiratórios mais graves, especialmente pela baixa capacidade aeróbica. Assim, é importante evitar exercícios que exijam muito dele, ou sua respiração ficará comprometida.

Enquanto isso, o bulldog pug é uma raça com grande tendência à obesidade, e sua dieta deve ser observada com cuidado por um especialista.

Além disso, essa raça é fácil de cuidar em aspectos de higiene. Não precisa de tosa, mas é indicado escová-lo periodicamente. Suas unhas e dentes podem ter uma manutenção com menos regularidade, por não crescerem tanto.

A pele sensível pode causar doenças ocasionais, além de se irritarem ou machucarem com maior facilidade.

Por isso, ele é ideal para uma companhia mais tranquila, brincadeiras leves e carinhos suaves, além de visitas regulares ao veterinário.

bulldog pug
Caso esteja pensando em adotar um pug, tenha em mente que esse cachorro tem uma saúde que demanda muita atenção. (Foto: Reprodução)

Quantos anos vive um pug?

Os pugs vivem em média de 12 a 15 anos. Sua composição corporal específica torna por muitas vezes a sua vida muito difícil.

Alimentação do pug

Como mencionamos, essa raça possui uma maior tendência para engordar (pela dificuldade com as atividades físicas), e sua alimentação deve ser bem restrita.

O indicado é conversar com um veterinário de confiança e pedir orientações de acordo com o peso e idade do seu pet.

Mas de forma geral, o bulldog pug pode se alimentar de rações recomendáveis para cada etapa da sua vida. O porte pequeno também faz com que se adaptem bem a categorias para filhotes, mesmo quando crescem.

Adestramento do pug

Como outros cachorros, o bulldog pug pode aprender vários truques no adestramento, especialmente filhotes, com mais energia.

Além disso, é importante aplicar esse ensinamento quando eles são menores, para evitar problemas como chinelos e móveis roídos.

Quando crescem, os pugs são estáveis e de temperamento tranquilo. Não procuram briga com outros cães ou pessoas desconhecidas.

Ainda, seu porte pequeno não permite truques muito elaborados, mas são inteligentes o suficiente para entenderem comandos como “senta” e “vem”.

Curiosidades do pug

Você sabia que o pug é um cão da realeza? Além de serem tratados com todo o cuidado no império chinês, também conquistaram o trono inglês.

Um cão da raça pug foi o companheiro inseparável da esposa de Napoleão, Josephine. Inclusive, ela só dormia com o marido quando ele permitia o cãozinho na cama com eles.

Quando foi presa, Josephine usava seu pug de mensageiro para se comunicar com o general.

E essa não foi a única participação do bulldog pug na história. A rainha Vitória, que governou o Reino Unido no século XIX, também tinha uma matilha de pugs consigo.

O pug também marcou presença em Hollywood, se tornando um dos símbolos mais emblemáticos do filme MIB – Homens de Preto, como um dos agentes disfarçados. Fofo, não?

Veja também: O que seu Cachorro NÃO PODE comer.

Deixe um comentário