Cachorro pode comer uva? – Entenda!

Cachorro pode comer uva? Se você já é um pai ou mãe de Pet e gosta de sempre deixar o seu amiguinho feliz, sabe que a grande maioria dos cães fica extremamente feliz quando sente …

cachorro-uva-capa

Cachorro pode comer uva? Se você já é um pai ou mãe de Pet e gosta de sempre deixar o seu amiguinho feliz, sabe que a grande maioria dos cães fica extremamente feliz quando sente o cheiro da maioria das alimentações. Não é verdade?

A grande realidade é que para eles tudo parece muito delicioso. Porém, como nem tudo que comemos serve também para os cachorros, o recomendado é não oferecermos alimentos aleatórios e somente fazermos isso depois de uma boa avaliação.

Algumas frutas têm causado muitas dúvidas, como é o caso da uva. Mas afinal, será que ela realmente faz mal? Cachorro pode comer Uva?

Entenda agora:

Para facilitar a sua leitura, o artigo foi dividido da seguinte forma:

[the_ad id=”938″]

Cachorro pode comer uva? Entenda!

A resposta para essa pergunta é NÃO. Infelizmente os cachorros não podem comer uvas e nem as uvas passas, as duas são extremamente nocivas para os pets.

Em terra de cachorro uva é proibido!

cachorro uva
Em terra de cachorro uva é proibido. (Foto: Reprodução)

Isso porque a uva tem algumas substâncias que o organismo do nosso cachorro não reage bem, apesar de ainda não termos a certeza de qual parte da fruta que causa essas reações.

Os estudos indicam que na casca tem uma substância chamada micotoxina que é a culpada pela reação adversa que os pets têm ao ingerir uvas, sejam elas as uvas passas e a uva pura.

No entanto, vale lembrar que, apesar de alguns riscos e sempre com cautela, os cachorros podem sim comer outras frutas.

A uva realmente não pode ser ingerida pelos cachorros, mas há outras frutas que terão o mesmo efeito ou parecido no organismo deles.

O que você precisa entender é que não devemos oferecer todos os alimentos que consumimos aos pets sem antes verificar com o veterinário, se pode fazer ou não mal aos nossos amigos de quatro patas.

Ciente que os cachorros comem tudo que veem pela frente sem muito critério, precisamos ter os olhos atentos ao que ele come e como ele reage a determinados alimentos, assim poderemos prestar socorro a tempo. cachorro pode comer uva

Além disso, não adiante retirar a casca e o caroço das uvas para oferecer ao cachorro, pois mesmo em menor quantidade ainda tem a mioxina na polpa da fruta.

Já no caso das uvas passas, vale também lembrar que não se perde propriedade, ou seja, tudo que faz mal ao cachorro na uva pura está presente nas uvas passas.

Outro risco ligado às uvas é com o que ela está sendo consumida, por exemplo o panetone tem as uvas passas e a massa com fermento dois alimentos que os cachorros precisam manter distância.

Sendo assim, o consumo da uva também acompanha outros alimentos que fazem a combinação explosiva, neste caso normalmente usamos uma cobertura de chocolate que novamente não é um alimento próprio para o cachorro.

Veja também: O que cachorro NÃO PODE comer.

cachorro uva
Para manter uma boa saúde no seu cachorro uva é proibido. (Foto: Reprodução)

[the_ad id=”939″]

Cachorro pode comer uva? Existe algum tipo de uva que meu cachorro pode comer?

Como você provavelmente já deve saber, no Brasil temos para o consumo a uva Italia, thompson, crimson, rubi, benitaka e niagara rosada, e todas são uvas saborosas e com teor nutritivo maravilhoso, exceto para seu cachorro.

A grande verdade é que, indiferente ao tipo da uva os cachorros não podem comê-las, algumas pessoas acham que retirar as sementes já estará resolvido o problema mas isso não é verdade.

Não é simples assim. Pelo contrário, como falamos anteriormente, oferecer uvas sem sementes ao cachorro, também é algo muito perigoso e deve ser evitado.

Entenda agora quais sãos os riscos e o que fazer se o cachorro já comeu a uva:

Cachorro pode comer uva? Principais riscos e o que fazer se o cachorro já comeu a uva

Basta ingerir cerca de 3 gramas da fruta para que depois de cerca 6 horas o cachorro já apresente os sintomas da intoxicação alimentar.

Os vômitos e a diarreia são os primeiros e mais comuns dos sintomas, que os cachorros apresentam.

Além deles, o cachorro pode ter alguns sintomas como: Tremores, anorexia, fraqueza, desidratação, dor abdominal à palpação, letargia, insuficiência renal, sede excessiva.

Em alguns casos, se o cão for muito sensível, a intoxicação acontece muito rapidamente, e é muito perigosa. cachorro uva

Entenda agora como é feito o tratamento:

Tratamento – o que fazer se o cachorro já comeu a uva

Assim que são identificados esses sintomas, o mais recomendado é levar seu cachorro para um veterinário imediatamente, para dar início ao tratamento.

O tratamento é feito inicialmente com lavagem gástrica, o que geralmente é feito para tentar impedir a absorção da substância tóxica. Para isso, será preciso induzir vômito no cão, caso ele já não esteja vomitando.

Além disso, é muito comum também o uso do carvão ativado para lidar com as toxinas presentes no cachorro, e neutralizá-las.

Após o tratamento o cachorro pode ser liberado para retornar para casa, mas ainda com cautela e verificar sempre se há alguma mudança comportamental.

cachorro uva
Para seu cachorro não bater as patas, é importante que você leve-o rapidamente a um veterinário caso ele acabe comendo uva. (Foto: Reproducão)

Veja também: 40 Alimentos que podem Matar o seu cachorro.

[the_ad id=”940″]

Conclusão: Cachorro pode comer uva?

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, nem tudo que comemos serve também para os cachorros.

Pelo contrário, o recomendado é não oferecermos e somente fazermos isso depois de uma boa avaliação.

E a uva, como você pôde perceber, é um dos alimentos proibidos!

Infelizmente, como não é possível saber se o seu cão irá se intoxicar ou não, é melhor ser cauteloso e simplesmente evitar que ele coma.

E, se ele comer, o recomendado é que você o leve ao veterinário para tomar as devidas providências o quanto antes.

Mas gostaríamos de saber também a sua opinião –  seu cachorro em algum momento já comeu uva? Se sim, quais foram as reações?

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Até a próxima!

2 comentários em “Cachorro pode comer uva? – Entenda!”

Deixe um comentário