Está com dúvidas sobre o que cachorro pode comer, ou melhor, sobre o que o SEU cachorro pode comer? Está com medo de oferecer algo que possa fazer mal ao seu animalzinho?
Bom, se é isso que está procurando, saiba que você está no lugar certo!
Como você já deve saber, existem algumas comidas humanas que podem ser oferecidas tranquilamente para os animais. Outras, no entanto, devem ser evitadas.
Devido a isso, é muito normal que os tutores tenham dúvidas sobre o que cachorro pode comer, ou não.
Pensando nisso, e para solucionar essas questões, confira o guia completo e detalhado que preparamos para te ajudar a sempre escolher o alimento certo para seu grande amigo!
Vamos lá?
Para facilitar a sua leitura, você pode clicar nos link abaixo para ir diretamente a sua sessão desejada. O artigo foi dividido da seguinte forma:
O que cachorro pode comer? Entenda porque você não deve ceder aos charmes do seu melhor amigo
É normal vermos cães durante o almoço ou jantar, fazendo aquela carinha pedindo comida. Não é mesmo?
Neste caso, o mais indicado é evitarmos alimentar o pet durante este momento. Porém, a grande verdade é que muitos acabam cedendo, pelo menos, um pedaço.
O que acaba sendo um grande erro, afinal, não é tudo o que comemos que o cachorro pode comer.
Neste caso, se você se encaixa nesse grupo, veja a seguir quais alimentos podem fazer bem tanto para a sua saúde quanto para a do seu animalzinho!
Antes de falarmos o que o seu cachorrinho pode ou não comer vamos falar da importância de uma alimentação regular, equilibrada e saudável.
Conheça agora:
O que cachorro pode comer? Qual a melhor hora para alimentar o pet?
Segundo a grande maioria dos especialistas, é exatamente com cerca de 6 a 8 semanas que ocorre o desmame do cachorro.
Nesse momento iremos dar início a alimentação sólida para o filhote, nesse primeiro ano é recomendado que o filhote coma apenas uma ração de qualidade.
Essa ração precisa ser oferecida de forma fracionada ao pet. Neste caso, de 4 a 5 vezes seria perfeito.
Não é recomendado que a comida seja colocada no pote e fique lá o dia todo, pois ela acaba perdendo o cheiro que é o atrativo que faz o cachorro buscar a alimentação.
Sendo assim, quando ele come pouco mais várias vezes ao dia, seu nível de glicose no sangue fica equilibrado, evitando os casos de crises de hipoglicemia.
E quando os cães se tornam adultos e idosos, o recomendado é que permaneçam com as rações de acordo com a sua faixa etária e porte.
A grande verdade é que a escolha da ração é importante para que os pelos do cachorro fiquem bonitos, controlar odores de fezes e também para que o intestino dele trabalhe de forma correta.
Além disso a ração será a base da alimentação, então precisa sim ser bem pensada e usada uma ração que supra as necessidades do seu cachorro, proporcionando uma vida saudável.
E se além da ração, você também quiser incluir outros tipos de alimentos, é importante ficar atento(a) para incluir sempre os alimentos corretos.
Para te ajudar, entenda agora quais alimentos são proibidos para os dogs e que você deve evitar:
O que cachorro pode comer? Quais alimentos são proibidos para os pets?
Temos um artigo completo falando SOMENTE sobre o que cachorro não podem comer, você pode acessá-lo clicando aqui. Abaixo vamos dar um resumo sobre o assunto.
O primeiro alimento que é proibido dar para os cachorros são os doces, isso porque eles são responsáveis por contribuir com cáries, obesidade e em alguns casos até diabetes.
O nosso delicioso chocolate também deve ser evitado, pois, pode causar uma intoxicação por causa da teobromina, que é um derivado do cacau que pode causar uma intoxicação grave.
Além deles tem as frituras que não são indicadas para nenhum pet, pois além de causar desarranjo intestinal, o excesso de óleo solta seu intestino e com o tempo este tipo de consumo pode levar a uma pancreatite, que é uma inflamação no pâncreas.
E assim como você provavelmente já deve saber, os cachorros sempre querem comer os ossos. Não é mesmo?
O que inicialmente é considerado algo normal. Porém, a grande verdade é que o consumo de ossos tanto de frango quanto de carne bovina é por vezes contra-indicado para os cachorros.
Isso porque os ossos podem ferir tanto a garganta quanto o próprio organismo por dentro devido as que os ossos possuem, e algumas vezes eles podem até se engasgar com o pedaço do osso.
O maior índice de acidentes com esse tipo de alimento se dá com os ossos de galinha, por ficarem extremamente pontiagudos ao serem quebrados.
Além dos exemplos que citamos acima, ainda temos que nos preocupar com as massas, sejam de bolos ou de outras comidas, o fermento contido nelas pode dar cólicas e gases, além de problemas mais sérios.
E talvez agora você esteja se perguntando – Afinal, o que podemos oferecer aos nossos cachorros?
Entenda agora de uma forma detalhada o que podemos oferecer ao nosso cachorro:
Afinal, o que cachorro pode comer?
Não há dúvidas de que os cães são famintos. Não é mesmo?
Independente do que seja, quase sempre quando estamos comendo algo, lá estão eles com os olhinhos vidrados e salivando para o que você está comendo.
E como foi falado no início do artigo, muitos não resistem e acabam cedendo a todo o charme.
A grande verdade é que nem sempre isso é um erro. Isso porque existem alimentos naturais que também ajudam no organismo e estética do cachorro.
Pensando nisso, e para ajudar alguns tutores que têm dúvidas a respeito de qual comida é permitida para dar ao seu pet, nos próximos tópicos separamos alguns alimentos que cachorro pode comer sem problemas.
Conheça agora:
O que cachorro pode comer? Alimentos permitidos
Hoje sabemos que os cachorros além de carnívoros, também podem se alimentar de vegetais e frutas.
Porém, ainda sim a restrição para alguns alimentos. A grande verdade é que as proteínas da carne são o alimento base da dieta canina, por isso os ingredientes que estão em todas as rações são as carnes de frango, boi, peixe e cordeiro.
Com a ajuda de um veterinário a carne pode ser inserida na dieta dos cachorros com segurança, para que ele não consuma nem em excesso e nem em falta, o ideal é que a alimentação seja equilibrada.
Ainda segundo alguns especialistas, o cachorro também pode comer a carne cozida que seria a maneira mais adequada de servir o alimento ao cachorro.
Até por que hoje já há estudos que comprovam que alguns patógenos que as carnes cruas possuem podem causar doenças tanto em cachorros quanto em gatos domésticos, então para evitar esse risco a carne seria cozida.
Além das carnes, temos é claro muitas frutas que os cachorros adoram como por exemplo, banana, ameixa, caju, caqui, damasco, framboesa, goiaba, kiwi, jabuticaba, maçã, melancia e morango, o seu cachorro irá se deliciar com essas frutas e seus nutrientes.
Além de claro variar um pouco a alimentação padrão deles que seria as tradicionais rações, ainda podemos dar alguns vegetais como batata cozida sem tempero, brócolis, cenoura, abóbora, berinjela, cará, jerimum e beterraba.
Porém, lembre-se que os cachorros não podem consumir nossos temperos então se um alimento for preparado para eles é necessário que seja cozido de acordo com suas restrições.
E sim, os cachorros podem comer ovo e arroz cozido, desde que ele não contenha nenhum tempero, seja cozido separadamente para o cachorro e não seja oferecido seu pet o arroz com os temperos que costumamos consumir.
Você pode conferir nosso artigo sobre se cachorro pode comer ovo cozido, ou não, clicando aqui.
Mais um alimento que pode ser oferecido ao nosso pet é o pão. Muitas vezes ouvimos dizer esse alimento que faz mal para o organismo dos cachorros, mas na verdade o pior problema não está de fato ligado ao pão mais sim ao seu recheio.
No caso do pão francês ou integral sem recheio pode ser oferecido ao cachorro em pequenas quantidades e não irá fazer mal, mas as versões industrializadas podem causar danos aos pets, sendo recomendado evitar e focar nos alimentos permitidos.
Novamente, preste sempre atenção no excesso de alimentos fora de rotina para o seu dog. Cães como o Golden Retriever por exemplo provavelmente irá comer TODA vez que você fornecer alimento, e pode ficar obeso por isso.
Conclusão: O que cachorro pode comer
E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?
Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, apesar de existirem algumas restrições, há muitos alimentos bons que seu cachorro pode comer.
Neste caso, o recomendado é que você invista neles e evite alguns alimentos que o seu cachorro não pode comer.
Dessa forma, você cuidará da saúde do seu amiguinho e ainda previne doenças causadas pela comida humana.
Lembre-se que cada cão é único e cuidar da alimentação do seu cachorro é também uma maneira de alongar a vida dele, com mais qualidade e saúde.
Para finalizar, recomendamos que você nunca deixe de consultar um profissional de nutrição canina para elaborar uma dieta balanceada e dedicada ao seu melhor amigo.
Esta é a forma mais indicada para você interpretar e entender as necessidades e vontades do seu pet, de uma maneira racional e mais assertiva.
Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!
Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.
Até a próxima!